24/10/2015

O que é TPM?

tpmA TPM é uma das formas da Sindrome Pré Menstrual, patologia que engloba varias moléstias que se caracterizam por tornar os dias que antecedem a vinda do fluxo menstrual em uma  doença. A TPM é a forma mais leve de todas elas, porque os  sintomas se restringem a Tenção basicamente. Incide desde a adolescência até o climatério de 30% a 40% das mulheres. A TPM não ataca órgãos específicos, não é detectável por exames laboratoriais ou “check-ups” e seus sintomas só são reconhecidos quando a mulher se conscientiza de estar diferente em determinados períodos do mês. Por isso, as mulheres portadoras são ridicularizadas, desvalorizadas e pré-julgadas. Todos, ao seu redor, consideram-nas exageradas, fingidoras, preguiçosas, pois justificam seus problemas profissionais e emocionais em fatos que, aos olhos alheios, são inexplicáveis.

Qual a sua causa?

De causa desconhecida, apesar das inúmeras teorias para explicá-la, é o modelo típico de doença psicossomática, surgida a partir das modificações dos hábitos menstruais neste século. Sua causa parece estar relacionada às alterações nos níveis dos hormônios sexuais( estrogênio, progesterona e androgênios), nos níveis de substancias moduladoras do humor chamados de neurotransmissores(Serotonina, adrenalina e cortisol). Agravada por hábitos alimentares não saudáveis, estilo de vida estressante ou até sedentarismo grave.

Principais tipos de TPM
Hoje em dia são conhecidos e descritos quatro tipos principais de TPM:
Tipo A – a ansiedade e suas conseqüências são as características principais.
Tipo C – há predominância da compulsão alimentar principalmente por doces e entre eles, o chocolate.
Tipo D – há predominância de sintomas depressivos, nos quinze dias que antecedem a vinda da menstruação.
Tipo H – caracterizada pela retenção de líquidos e suas consequências.Inchaço nos seios (deixando as mamas extremamente dolorosas), distúrbio do sistema nervoso central causando dores de cabeça, gazes e dores musculares principalmente nas pernas.

Principais sintomas da TPM:

Baixa produtividade, falta de coordenação, ansiedade, dor muscular, dor de cabeça, depressão, ganho de peso, hostilidade, instabilidade, choro fácil, esquecimento e fadiga entre os mais de 150 sintomas existentes.

Como minimizar a TPM?
Auto percepção e auto-conhecimento são pontos básicos para se resolver os conflitos gerados pela TPM trazendo melhora significativa na qualidade da vida pessoal, profissional, familiar e social.